Esteve menos conectada/o nos últimos dias? Não acompanhou jornais e notícias na internet com tanto afinco desde a virada do ano? Tem curadoria da Gênero e Número.
Com a posse presidencial e ministerial, foram intensas as duas primeiras semanas do ano. Aqui recomendamos 10 conteúdos: são textos jornalísticos, vídeos, podcasts ou charges publicados desde o dia 1º de janeiro que registram, analisam ou contextualizam as primeiras movimentações do governo Bolsonaro tocando em aspectos relevantes para o debate sobre direitos das mulheres, equidade de gênero ou direitos humanos.
1. A voz de Michelle, por Tiago Coelho - Revista piauí
Única primeira-dama a discursar em uma posse, cônjuge de Bolsonaro se manifestou em Libras por políticas de inclusão – mas não chegou a citar a palavra “mulher”
2. Central no discurso de posse, combate à “ideologia de gênero” é carta marcada há pelo menos oito anos por Bolsonaro, por Lola Ferreira - Gênero e Número
Presidente da República defendeu, nos dois discursos que fez neste 1º de janeiro, enfrentamento a ‘amarras ideológicas’, com foco no combate a conceito que a Direita tem fomentado como algo perverso na educação e na formação cidadã; a Gênero e Número fez análise de discursos desde 2011 e aponta como o assunto é fundamental na ascensão do novo líder Leia +: Central no discurso de posse, combate à “ideologia de gênero” é carta marcada há pelo menos oito anos por Bolsonaro
3. Escola Infantil, por Laerte Coutinho
4. O que acontecerá com os direitos LGBT no governo Bolsonaro, por Paulo Gratão - Universa
Horas depois da posse do presidente, na noite do dia 1º, a equipe de Bolsonaro apresentou formalmente, no site do Planalto, a estrutura do novo governo. Após alguns minutos, o documento (conhecido como Medida Provisória 870/19) causou comoção nas redes sociais por não citar artigos que continham menção à comunidade LGBT.
10. Quem são os discípulos de Olavo de Carvalho que chegaram ao governo e Congresso, por João Fellet - BBC Brasil
A BBC News Brasil listou os discípulos de Olavo que já exercem ou exercerão cargos no governo federal e no Congresso a partir deste ano (confira a relação abaixo). São, todos eles, alunos ou amigos do filósofo, a quem consideram um mestre intelectual e figura-chave em sua formação política. Leia +: Quem são os discípulos de Olavo de Carvalho que chegaram ao governo e Congresso
É jornalista pela Universidade Federal de Pernambuco, cofundadora e diretora da Gênero e Número. Atualmente também se dedica a pesquisar e a escrever sobre movimentos de mulheres e sobre desigualdades de gênero e raça na América Latina. Possui especialização em Política e Relações Internacionais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo.
Contato:
Se você chegou até aqui, apoie nosso trabalho.
Você é fundamental para seguirmos com o nosso trabalho, produzindo o jornalismo urgente que fazemos, que revela, com análises, dados e contexto, as questões críticas das desigualdades de raça e de gênero no país.
Somos jornalistas, designers, cientistas de dados e pesquisadoras que produzem informação de qualidade para embasar discursos de mudança. São muitos padrões e estereótipos que precisam ser desnaturalizados.
A Gênero e Número é uma empresa social sem fins lucrativos que não coleta seus dados, não vende anúncio para garantir independência editorial e não atende a interesses de grandes empresas de mídia.