Mídias Negras Feministas
Em 25 de novembro de 2025, Brasília será tomada pela 2ª Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver. E, para garantir uma cobertura que tenha as mulheres negras como protagonistas de suas lutas e histórias, a Gênero e Número se juntou a outras quatro organizações na Coalizão de Mídias Negras e Feministas.
Juntas, GN, Alma Preta, AzMina, Instituto Mídia Étnica e Nós, Mulheres da Periferia preparam a série de reportagens Juntas pelo Bem Viver, que se aprofundará no acesso das mulheres negras e seus filhos à saúde, direito amplamente desrespeitado Brasil afora.
Nesta coleção, você encontrará o editorial-manifesto da coalizão, dados e relatos sobre racismo obstétrico, adoecimento no cárcere e um mergulho no conceito de reparação que nomeia a Marcha – além de dicas para participar do evento de forma segura.
Essa cobertura conta com o apoio da Fundação Heinrich Böll, do Fundo de Apoio ao Jornalismo e da Próspera Social.
-
reportagem
“Não viemos pedir, queremos reparação”: Marcha das Mulheres Negras apresenta manifesto com 11 reivindicações
-
reportagem
“Gestar o impossível”: 2ª Marcha das Mulheres Negras aponta novas possibilidades de mundo em movimento histórico em Brasília
-
reportagem
O que é reparação histórica para a Marcha das Mulheres Negras?