Maite Schneider
E
stamos chegando a mais um final de ano e é importante pensarmos no que desejamos ampliar, realizar, construir e solidificar em nossas jornadas. É necessário planejar e estabelecer metas, que devem ser claras e objetivas. Gosto muito da metodologia S.M.A.R.T., definida com base em cinco critérios: S (Específica), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).
Quanto mais detalhes sua meta tiver, melhor ela será. Ela deve conseguir medir seus resultados, alcances e também ser viável e realizável. Meta tem que ter propósito, pois propósitos são acompanhados de ações. Metas não são sonhos, desejos e nem utopias, precisam ser relevantes, gerar impacto, ter prazo para começar e terminar.
Trago abaixo mais dicas práticas para colaborar na construção de metas reais.
Assine a nossa newsletter semanal
DICA 1: ENVOLVA AS 5 PARTES MAIS IMPORTANTES DO SEU NEGÓCIO
É importante levar em consideração Acionistas/Lideranças – Pessoas Colaboradoras – Rede de Fornecedores/Terceirizados – Clientes – Mundo/Meio externo.
Quanto mais conseguir envolver ações para esses 5 grupos nas suas metas, mais sólido e potente será o resultado das mesmas.
Tarefas domésticas e cuidado de pessoas afastam jovens negras do mercado de trabalho
DICA 2: FAÇA PERGUNTAS PARA SUAS METAS
Além de atender aos critérios da metodologia S.M.A.R.T., sua meta deve responder a algumas questões:
- Quais pessoas serão responsáveis por sua execução?
- Quais recursos irei precisar para atingi-la?
- Qual é o resultado esperado?
- Que outras prioridades podem ser afetadas por esta meta?
- Por que esta meta está sendo criada? Quais os benefícios trazidos por esta meta?
- Existe algo não positivo com a criação desta meta?
- Quais são os critérios fundamentais para realização da meta?
- Quais são os objetivos estratégicos do seu negócio e como estão associados com esta meta?
DICA 3: VINCULE MISSÃO, VALORES E PROPÓSITOS DO SEU NEGÓCIO
Ao fazer isso, sua meta fica mais forte. Orientar a criação de algo novo ganha força quando você une com pontos importantes já estabelecidos dentro da sua organização. O novo revoluciona e pode trazer muita inovação, mas também assusta. Conectar meta, missão, valores e propósitos do seu negócio deixará tudo mais fluido e com menos chances de ruídos.
Leia outras colunas de Maite Schneider
DICA 4: A FLEXIBILIDADE É IMPORTANTE
Sim, no mundo BANI (Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível) que vivemos, a mudança é nossa maior constante. Flexibilizar é importante, mas ter clareza na construção da meta e quanto queremos, podemos e devemos flexibilizar é ainda mais importante. Tenha isso em mente na hora de pensar sua criação.
DICA 5: METAS COLABORATIVAS TÊM MAIS CHANCE DE SEREM ATINGIDAS
Quanto mais adesões e participações dos mais variados setores e pessoas envolvidas dentro da organização – e fora dela – para execução da meta criada, maior será sua chance de conquistá-la.
DICA 6: OLHE PARA FORA ANTES DE CONSTRUIR PARA DENTRO
Se a meta está sendo criada pela primeira vez, verifique se outras empresas já a definiram em seus planos e como se saíram, o que fizeram e que resultados tiveram. Com isso em mente, traga para dentro da sua cultura organizacional e só a partir disso, crie-a.
DICA 7: ANÁLISE E REVISÃO DAS METAS ANTERIORES
Não inicie um processo de construção de novas metas sem fazer um processo real e profundo sobre metas anteriores. Essa ação é necessária para que tenhamos um caminhar maduro e assertivo. Se a meta foi atingida, proponha que seja ampliada, se for o caso, ou mantida, pois quando não mantemos, podemos retroceder pelas muitas variantes que podem ocorrer. É muito comum perdermos resultados incríveis pelo simples fato de não colocarmos a manutenção como meta também.
Além do Censo: dicas para saber se uma empresa é inclusiva
Metas são importantes e essenciais para nosso crescimento organizacional, mas também são necessárias para nosso crescimento pessoal. Empresas são feitas de pessoas e entregamos nossos produtos e serviços para pessoas também. Leve em consideração essa humanidade na hora de pensar metas e cuide para que sejam possíveis dentro da jornada de cada pessoa envolvida.
E só para finalizar: não esqueça de COMEMORAR. É importante celebrar o esforço, a dedicação e a conquista de toda meta atingida, independente do tempo e da sua amplitude.
E você? Como anda trabalhando por aí essa importante questão?