close

Reportagem

Leia também

Leia também

Direitos reprodutivosExclusivo para assinantesPolítica 2018

Barrado por maioria masculina, projeto de legalização do aborto deixa legado na Argentina

Derrotado por placar de 38 senadores contrários e 31 favoráveis, projeto de legalização da interrupção voluntária da gestação movimentou multidões e mudou tom do debate público sobre os direitos das mulheres no país e na região; no Brasil, enquanto o STF discute a descriminalização da prática, movimentos feministas observam estratégia argentina, que também incluiu avanços no Judiciário
Exclusivo para assinantesPolítica 2018

NOVOS NOMES: “Eu tenho essa capacidade de diálogo, e minha campanha fala sobre isso”, afirma Tatiana Roque

Pesquisadora tarimbada na Matemática brasileira, Tatiana Roque, professora do Instituto de Matemática/UFRJ, doutora na área de História e Filosofia das Ciências pela Coppe/UFRJ, já fez muita política na universidade. É uma voz ativa no debate sobre direitos na educação, reconhecida como liderança e em 2015 assumiu a direção do sindicato docente da UFRJ.
Exclusivo para assinantesPolítica 2018

Saiba quanto cada partido terá que destinar às campanhas de mulheres; MDB lidera montante, seguido pelo PT

Os partidos poderão ter acesso à fatia do dinheiro que lhes cabe, e que poderá ser usada a partir de 16 de agosto, quando começam oficialmente as campanhas. Até lá, as secretarias de mulheres dos partidos também se articulam cada uma à sua maneira para buscar garantir o cumprimento do repasse de pelo menos 30% desse Fundo às campanhas de mulheres.
Exclusivo para assinantesPolítica 2018

Como na “velha política”, diversidade é calcanhar de Aquiles para movimentos de renovação

Propagando ‘uma nova forma de fazer política’, movimentos tentam alcançar mínimo de 30% de mulheres, como na lei de cota de gênero para candidaturas, mas Bancada Ativista é o único com porcentagem igual ou superior. O Livres e o RenovaBR são dominados por homens. O Acredito ainda não definiu pré-candidatos, mas 50% das lideranças estaduais são mulheres.
Política 2018

Sônia Guajajara: “Como mulher, sem dúvida, vou marcar posição e falar dessa representatividade”

A voz e o perfil de liderança de Sonia Bone Guajajara, 43 anos, já estavam em evidência na política partidária havia algum tempo. Agora, selado o compromisso de se lançar candidata à vice-presidência pelo PSOL nas eleições deste ano, junto ao líder do MTST Guilherme Boulos, ela inicia uma galeria até então inexistente: a de indígenas que querem ocupar o Palácio do Jaburu.
Política 2018

Novos nomes: Cinco pontos fundamentais para conhecer Eloá Rodrigues, pré-candidata de Niterói

Travesti, negra e estudante de Ciências Sociais, a niteroiense Eloá Rodrigues , 25 anos, decidiu ingressar na política depois de atuar com movimentos sociais nos últimos anos, em Niterói, município do Rio de Janeiro. Com a intenção de representar e pautar as demandas de pessoas LGBTs, negras e de periferia, Eloá será candidata em outubro a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, pelo PCdoB.
Política 2018

Artigo: Ascensão Social e Empoderamento

A opressão à mulher não surgiu no capitalismo, mas nele adquiriu contornos que reforçam e sustentam uma sociedade patriarcal até hoje. É tão entranhada na nossa sociedade que a própria mulher tem dificuldade de enxergá-la por vezes.