close

Pesquisa inédita a caminho: Quem são as prefeitas brasileiras?

Pesquisa surge a partir de inquietação com sub-representação feminina na política brasileira. Foto: Marri Nogueira/Agência Senado

Da Redação Gênero e Número

A pergunta está no centro do trabalho do Instituto Alziras, organização recém-criada no Brasil que assumiu como primeiro e mais importante projeto uma pesquisa de perfil das prefeitas brasileiras da atual legislatura. O levantamento de dados terá alcance nacional, com envio de questionário para todas as 640 prefeitas atuantes no país a partir de 26 de março, e segue aberto para as respostas até 08 de maio.

O questionário possui cerca de 20 perguntas e tem por finalidade revelar um retrato de quem são as prefeitas brasileiras, suas trajetórias políticas e ambições, os desafios políticos e de gestão enfrentados e suas percepções sobre políticas públicas e as questões de gênero.

Em nota enviada à Gênero e Número, o Instituto Alziras, que está sob direção de quatro mulheres – Clara de Sá, Michelle Ferreti, Cíntia Melchiori e Marina Barros -, explicou que a proposta da pesquisa surgiu de uma inquietação das fundadoras da organização com a sub-representação das mulheres na política institucional brasileira, especialmente no nível local. “Com a realização e a disseminação da pesquisa, o Instituto Alziras espera contribuir para a ampliação da visibilidade de mandatos femininos e para a reflexão sobre os desafios da entrada e permanência das mulheres na política. Além disso, seus achados constituirão insumo estratégico a orientar as futuras ações e projetos a serem desenvolvidos pelo Instituto, e poderão ser úteis a diversas organizações que atuam em defesa da igualdade de gênero no Brasil.”

Para a pesquisa, o Instituto firmou parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos e com a ABM – Associação Brasileira de Municípios. Uma das prefeitas integrantes da Frente, Paula Mascarenhas (PSDB), que está à frente da gestão de Pelotas/RS disse em vídeo sobre a parceria que “é preciso nos acostumarmos a trabalhar, a traçar as estratégias de políticas públicas a partir de dados da realidade mensurados cientificamente”.

Sobre Alzira

Alzira Soriano de Souza foi a primeira mulher a vencer uma eleição no Brasil e a primeira prefeita eleita na América Latina, três anos antes da conquista do direito ao voto pelas mulheres brasileiras. Recebeu 60% dos votos votos válidos e tomou posse em 1929.

No Facebook

O Instituto Alziras lançou esta semana sua página no Facebook, onde é possível entender mais sobre os objetivos estratégicos.